Quem somos

Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas 

O Cineclube Carlos Alberto Soares de Freitas – Cine Beto – é uma iniciativa da Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas, destinada a todos os amantes da sétima arte, cujo objetivo é promover uma reflexão crítica sobre o cinema e as demais expressões artísticas que inspiram ou são inspiradas, até hoje, pela mágica invenção dos irmãos Lumière.

Após um ano de exibições mensais o Cine Beto estreia uma nova fase buscando oferecer aos cineclubistas oficinas e palestras capazes de apontar para uma prática libertária, como sonhava Carlos Alberto Soares de Freitas, o Beto.

Natural de Belo Horizonte, Beto, como era carinhosamente chamado, foi militante da Organização Revolucionária Marxista Política Operária, mais conhecida como Polop, do Comando Nacional de Libertação Nacional (Colina); da Vanguarda Armada Revolucionária (VAR-Palmares), e era tido por todos como um exemplo de generosidade e ternura. 

Preso em São Paulo, em fevereiro de 1971, Beto foi transferido para o Rio de Janeiro, e, segundo o depoimento de Inês Etienne Romeu (militante da VAR-Palmares e Polop), foi levado para a “Casa da Morte”, em Petrópolis, onde foi torturado e assassinado com tiros de revólver. Ainda hoje, Beto é um desaparecido político. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário